top of page
       《黄帝内经》
O Clássico Interno do Imperador Amarelo
    《难经》
O Clássico das Dificuldades

Temos como mais importante não a tradução completa dos livros abaixo mencionados mas a descodificação de peças ou trechos que achamos fundamentais para a compreensão da Medicina Chinesa clássica. Apenas desejamos usar alguns textos que consideramos essenciais para melhor aprofundarmos o estudo dos antigos clássicos e assim apresentar ferramentas que irão auxiliar e esperemos também ampliar o seu uso clínico.

A tradução é livre e feita a partir do Chinês simplificado embora mantendo a estrutura gramática clássica. As versões que apresentamos são escolhidas por edição, versão, autor e comentários, todas elas obras recompiladas e montadas com rigor e conceituadas na China. Por forma a estimular a discussão das versões aqui expostas, os textos não incluem comentários, caso for de interesse, comentar, discutir ou requesitar informações adicionais é favor remete-las para o nosso email. 

*Clica Aqui para o Index de textos disponíveis

O Clássico das Dificuldades foi compilado no final da dinastia Han ocidental (séc.8 d.C.) seguindo a óptica do 《黄帝内经》 Huang Di NeiJing - Clássico Interno do Imperador Amarelo. Apesar da controvérsia quanto á sua origem ou ao seu autor (se escrito por 扁鹊 Bian Que ou por discípulos seus) ,é considerado no entanto como uma extensão do anterior clássico, adicionando 81 perguntas ou dificuldades que aprofundam vários temas anteriormente abordados no 《素问》 Su Wen - Questões Elementares e no 《灵枢》Ling Shu - Pivô Espiritual, como o pulso, a teoria do Triplo Energizador, 命门 - Ming Men (o portal da vida), entre outras questões.

Tido como o pilar teórico da Medicina Chinesa, mais que um livro é uma compilação de textos, escritos sob a forma de diálogo e divididos em duas secções de nove manuscritos cada, por isso também foi conhecido pelo Clássico dos 18 manuscritos. Muitos foram os seus autores e julga-se ter sido iniciado entre o período final dos Estados Combatentes (220 a.C.) e o início da Dinastia Han (206 a.C - 220 d.C.). As duas secções são o 《素问》 Su Wen - Questões Elementares, que discute a teoria da medicina e o 《灵枢》 Ling Shu – Pivô Espiritual, que discute a Acupunctura.

Embora não existam tantos livros clássicos de Acupunctura como clássicos de Fitoterapia, são no entanto igualmente importantes no desenvolvimento da medicina na China. Alguns dos mais importantes são, para além do 《灵枢》 Ling Shu - Pivô Espiritual; 《针灸甲乙经》Zheng Jiu Jia Yi Jing - O Clássico dos Fundamentos da Acupunctura de 皇甫谧 Huang Fu Mi; 《铜人针灸经》 Tong Ren Zheng Jiu Jing - O Clássico de Acupunctura e Moxibustão do Modelo de Bronze; 《黄帝明堂灸经》 Huang Di Ming Tang Jiu Jing - O Clássico de Moxibustão da Sala brilhante do Imperador Amarelo; e claro 《针灸大成》 Zheng Jiu Da Cheng - O Grande Compêndio da Acupunctura e Moxibustão, escrito por 杨继洲 Yang Ji Zhou, entre outros.

Escrito pelo médico Chinês 张仲景 Zhang Zhong Jing, durante o final da dinastia Han (196-204 d.C), após ter visto a sua região ser arrasada pela doença e pela peste. É um dos livros mais antigos de medicina clínica em existência. Com base nos anteriores clássicos, esta obra sistematiza os canais (6 sistemas de canais), um diagnóstico e tratamentos específicos baseados em Fitoterapia e um pouco de Acupunctura, que desenharia definitivamente a visão que hoje em dia temos de uma medicina Chinesa completa.

针灸经典
Clássicos de Acupunctura
         《伤寒论》
O Tratado de doenças causadas pelo Frio 

Textos teóricos - Projecto ECTMC

bottom of page