top of page

Algumas considerações a modo de introdução sobre a Medicina Tradicional Chinesa

‘A saúde não é só a mera ausência da doença’. OMS

 

A Medicina Tradicional Chinesa é um sistema holístico de tratamento, completo, empírico, desenvolvido ao longo de milhares de anos e assente sob princípios filosóficos, humanistas e naturalistas. Esta olha para o corpo humano como um todo orgânico e unificado com a natureza com o objectivo de tratar as suas patologias através dos seus sintomas, focalizando nas suas causas. Pretende acima de tudo a transformação do indivíduo num ente saudável e fisiologicamente equilibrado. Desde o seu aparecimento, a Medicina Chinesa sempre assumiu o seu carácter preventivo, sublinhado por Sun Si Miao (famoso médico Chinês) onde diz que, “o verdadeiro médico trata a pessoa que não está doente enquanto o médico medíocre trata aquela na qual a doença já se instalou”

(孙思秒:"上医治其为病, 下医治其已病")。

 

O sistema da Medicina Tradicional Chinesa consiste de várias técnicas de prevenção e tratamento, entre as quais, a Acupunctura e Moxibustão, Massagem Tui-Na, Fitoterapia Chinesa e Exercícios internos – Qi Gong, entre outras técnicas complementares.

 

A Acupunctura (针Zhen – agulha) consiste na inserção de agulhas em pontos especiais (acupontos) existentes por todo o corpo, por onde passam canais ou meridianos que se ligam interna e externamente com todas as estruturas orgânicas do corpo humano por forma a harmonizá-lo quando em desequilíbrio. É um tratamento indolor, que não acarreta efeitos secundários e como tal recomendado para todas as idades.

 

A Moxibustão (灸Jiu –  que significa queimar) trata-se de uma técnica que usa o  calor como forma de tratamento de várias patologias, tais como; gripes ou constipações como também no alívio da dor, fraqueza e debilidade geral, anemias, reforçando o corpo após um colapso, recuperação pós-parto, etc. O calor imanado pela moxa é então transferido a certos pontos ou áreas em localizações específicas no corpo humano com finalidade terapêutica e óptimos resultados.

 

A Massagem Tui-Na (推Tui – empurrar,拿 Na – agarrar) consiste no uso de várias manipulações com o objectivo de prevenir e tratar doenças. Inclui o uso de técnicas para massajar os tecidos moles, técnicas de acupressão para directamente afectar o fluxo energético assim como manipulações para realinhar o sistema musculo-esqueléctico e restaurar os padrões neuro-musculares. A massagem Tui-Na pode ainda regular o sistema circulatório, respiratório, os sistemas endócrino, nervoso e imunitário assim como equilibrar o funcionamento digestivo.

 

A Massagem Infantil (小儿推拿 Xiao er Tui-Na) faz parte da teoria dos tratamentos externos da medicina chinesa, ou seja, as manipulações são realizadas na superfície externa do corpo, mas os resultados acontecem na parte interior do mesmo. Desta forma reequilibram-se as normais funções corporais e fortalece-se a resistência da criança aos factores patogénicos. A massagem infantil é tida como uma eficaz forma de tratamento para bebés e crianças pois dispõe de um leque variado de indicações (choro nocturno, constipações, asma, vómitos, diarreia, febre, etc.) sendo simples, segura, indolor e não acarreta efeitos secundários.

 

Para além do valor fito-químico das plantas, a Fitoterapia Chinesa (中药 Zhong Yao – ervas chinesas) considera também a sua natureza e a função que segundo as teorias básicas da medicina chinesa, amplia não só o seu valor terapêutico como determina o correcto uso na sua administração. As fórmulas podem ser ou prescritas especificamente para um paciente individual mudando gradualmente no decurso do tratamento ou já preparadas para ingestão sem modificações (patenteadas).

 

Os Exercícios de trabalho Interno (气功 Qi Gong) são exercícios que coordenam respiração, consciencialização e posturas, que podem ser ou praticados pelos pacientes ou usados pelo terapeuta em tratamento. O objectivo primordial nestes exercícios é o melhoramento da saúde física, aumento da resistência imunitária, a prevenção e o tratamento de doenças.

bottom of page